quarta-feira, 20 de abril de 2011

Desenho de uma linha só.




No primeiro dia de aula de Laboratório A, após as apresentações, realizamos o Desenho de uma linha só. A atividade, aplicada pela professora Patricia Dorneles e pelo monitor Luiz, consistia em realizar em dupla o desenho do parceiro. O detalhe: O lápis não poderia ser retirado do papel.
Após a realização, deveríamos nos atentar para os benefícios de tal atividade, em como a mesma influencia na terapia ocupacional.
Na análise do trabalho, percebi que o Desenho de uma linha só nos dá liberdade de pensamento e de gesto. Podemos deixar a mão fluir, enquanto os olhos tendem a estar atentos nas feições e características marcantes da pessoa que está sendo desenhada.
Engana-se quem acha que se trata de uma atividade fácil. Desenhar usando traços contínuos despende muita paciência, observação e memória visual.
O mais interessante é descobrir como seu parceiro de atividade te ver e é visto. No fim, analisar o resultado torna-se divertido.

Na imagem: O desenho do monitor Luiz, feito pela professora Patricia.

Análise da atividade:

1- título : Desenho de uma linha só

2- materiais : lápis , papel
equipamentos : carteira

3- análise do material :
a) peso - leve
b) dimensão - pequeno
c) mobilidade - portátil
d) qualidade física - textura : fina
resistência : média
cheiro : fraco
e) custo - baixo
f) possibilidade de : adaptação - sim
reaproveitamento - possível

4- análise do equipamento :
a) peso - médio
b) dimensão - grande
c) mobilidade - portátil
d) custo - médio

5- procedimento:
a) tempo de execução - aprox. 30 min. no total
b) espaço requerido: pequeno
c) etapas - 4 etapas
d) descrição das etapas - analisar o parceiro ; desenha-lo ; esperar ser desenhado ; apresentar o trabalho

A- físicos :
a) amplitude - média
b) força - pouca
c) distribuição dos movimentos - bilateral
d) dominância - superior
e) postura - variável

B- psicofísicos :
a) coordenação motora - grossa
b) tátil : temperatura do material - normal
textura do material - lisa
c) olfativo - não
d) gustativo - não
e) auditivo - não
f) visual - figura-fundo: sim

C- psíquicos
a) atenção e concentração - muita
b) interesse - intrínseco e extrínseco
c) raciocínio - lógico
d) memória - imediata
e) imaginação - muita
f) flexibilidade - normal
g) iniciativa - muita

D- sociais
a) relacionamento - grupal



Nenhum comentário:

Postar um comentário