domingo, 18 de dezembro de 2011

Ementa da disciplina:

* EMENTA: Estudo e vivência dos conceitos e fundamentos da terapia ocupacional e da atividade humana como lazer, trabalho e corporeidade.

* OBJETIVOS: Possibilitar aos alunos, através da experimentação de jogos e dinâmicas lúdicas e laborativas através de atividade de lazer, corporais e de trabalho, uma primeira aproximação com o campo de atuação da Terapia Ocupacional e seu instrumento mediador, que é a atividade.

* PROGRAMA:
I. T.O . Cotidiano: Lazer e trabalho1.1. T.O e o cotidiano1.2. T.O e o lazer1.3. T.O e o lazer1.4. T.O e o trabalho1.5.T.O e o trabalho
II. T.O Corpo e corporeidade1.1. Dimensões simbólicas e físicas1.2. A subjetividade e o corpo1.3. O corpo e o trabalho1.4. O corpo e o lazer1.5. O corpo e o territórioIII. Vivências de atividades1.1. Vivência de atividades no campo do lazer1.2. Vivência de atividades no campo do lazer1.3. Vivências no campo do trabalho1.4. Vivências no campo do trabalho1.5. Vivência de atividades lúdicas, corporais, dramáticas e grupais1.6. Vivência de atividades lúdicas, corporais, dramáticas e grupais

* METODOLOGIA: Aulas expositivas e dialógicas, seminários e vivência grupais de atividades com discussão das vivências e de textos.

* AVALIAÇÃO: Elaboração de um portfólio e participação em aula

* BIBLIOGRAFIA BÁSICA:ALMEIDA, Marcus V. M. de. Corpo e Arte em Terapia Ocupacional. Rio de Janeiro: Enelivros, 2004.LE BRETON, D. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2007.LIBERMAN, Flávia. Danças em Terapia Ocupacional. São Paulo: Summus, 1998.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Meu corpo e o mundo.


Essa foi a nossa última aula.
Nos foi pedido para levar sucata , cola , tesoura, papel pardo e não nos foi dito o porque. Quando cheguei na sala , ninguém sabia..
Até que a professora chegou e nos apresentou a proposta: no papel , que deveria medir 2m x 1,20m , deitamos e fomos desenhados .. então , ali , no nosso corpo representado no papel , deveríamos colocar o que nos faz bem , retratar nossos sonhos , o lado bom e o lado ruim do nosso dia a dia .. enfim , deveríamos nos retratar e a nossa comunicação com o mundo.


Toda a turma fez o trabalho individual , porém eu , Vanessa B. e Ana Carolina fizemos em trio.
Não só porque a Ana deformou meu papel , mas também porque o laço que nos une é muito forte , então nada melhor do que retratar a amizade !
Unimos nossas folhas e em um mural de 4m x 2,40m deitamos e nos demos as mãos. Nos desenharam e é hora de partir pra criatividade !
Como o bom humor sempre foi uma coisa muito presente em nós 3 , nosso trabalho saiu um pouco (ok , muito!) diferente dos outros. Demos muitas risadas durante a confecção do trabalho, que no final ficou bem .. er .. bem .. não sei !
Deem uma olhada:




Da esquerda pra direita: Eu , Aninha e Vanessa indo a praia ! haha
Na foto , ele ainda não tá pronto : ainda colamos coisa que gostamos e que gostaríamos que estivessem sempre presente no nosso dia a dia : cerveja , praia e sorvete ! haha


Daniela Osório e a rádio Nikosia.

Neste dia a aula foi uma palestra. Uma aula de profissionalismo.

A terapeuta Daniele Osório nos contou um pouco de suas experiencias no campo da Terapia Ocupacional e de seu intercambio em Barcelona.
Sua história foi bem baseada na Rádio Nikosia, administrada por pacientes da Saúde Mental na Espanha. Achei a proposta da rádio bem interessante , como o próprio logotipo diz : rádio livre , mente livre. Acho que acaba com essa idéia errada que muitas pessoas tem sobre os pacientes da saúde mental. Acredita-se que essas pessoas são muito limitadas , porém essa iniciativa vai contra todo um processo de preconceito que foi desenvolvido durante anos..

Vamos conhecer um pouco mais sobre a rádio Nikosia ?



Daniela enfatizou bastante a organização do grupo da rádio , contando que as tarefas eram organizadas e divididas e que todos participavam.
A rádio conta com um blog também, que é a página inicial do trabalho deles (radionikosia.blogspot.com/).
O melhor de tudo é ver que existem pessoas que se preocupam e que se orgulham de trabalhos como estes, que infelizmente são poucos , mas são de extrema importância.

Entrevista


Bem .. eu não estive presente nessa aula, então vou fazer a publicação de acordo com os comentários que ouvi depois.
A aula consistiu em sair pelo CCS buscando trabalhadores comuns que respondessem a algumas perguntas simples sobre lazer.
A entrevista cria um link com o livro ' Ócio Criativo ' do Domênico de Massi , que retrata o dilema lazer x trabalho, e era atrás de respostas sobre isso que estávamos..
Como eu não apresentei a minha entrevista na aula , vou colocar as respostas que obtive aqui:

Nome: P.S.C
Sexo: Feminino
Idade: 42 anos
Estado Civil: Casada
Ocupação: Dona de casa e artesã

O que é lazer pra você : É tudo que eu faço , que não é relacionado com os afazeres domésticos.
Qual o seu tempo para o lazer durante a semana: de 2 a 3 horas por dia. Um momento que eu tiro pra mim.
Quais são suas atividades de lazer: Quando estou em casa durante a semana, ver filmes na televisão. Nos fins de semana , ir ao cinema , viajar , sair para comer fora, estar com meus amigos ..



Sentidos..


Essa aula não foi dada pela professora Patricia.
Não sei se essa postagem está na ordem cronológica certa, mas vamos lá ..
Essa aula foi dada pelo professor e coordenador Marcus, que além de um amor de pessoa é um profissional invejável ! rs
A aula foi baseada no sentir, no expressar, no desenvolvimento do tato ..
A atividade foi feita em dupla, onde através de materiais como colher de pau e escovas , fazíamos movimentos no corpo do colega como bater devagar com a colher de pau, percorrer com a escova por braços e pernas, principalmente nos ossos mais proeminentes.
De olhos fechados podíamos perceber o som se dissipando por nosso corpo, através de nossos ossos.. uma sensação unica !


Texturas..



Nossa segunda aula foi baseada nas texturas .. no observar, no sentir, no notar.. Com folhas de papel oficio e giz de cera saímos pela faculdade riscando bueiros , folhas de árvores , caixas , quadros de avisos , placas.. tudo que fosse diferente e que nos permitisse notar as diferenças dos materiais. O mais legal foi o ' contorcionismo ' que realizamos para representar as texturas .. era gente subindo em cadeira, deitando no chão.. e as outras pessoas, que de nada sabiam, só observavam os ' malucos beleza ' da t.o ..




O objetivo da atividade era criar um vínculo entre o corpo e o espaço, mas pra mim , foi além. Ter que lidar com os olhares e comentários dos alunos de outros cursos foi bem interessante. Tive que aprender a lidar com a vergonha para que o trabalho tivesse o resultado que eu queria..
Depois de quatro folhas rabiscadas com diversas texturas , criando uma imagem sem nexo aparente , voltamos a sala de aula , aonde tivemos que rasgar pedacinhos das nossas folhas e montar um desenho que te representasse, que mostrasse uma coisa importante sua , um lugar , um momento , uma pessoa.
O meu desenho foram duas mãos: uma minha e uma do Filipe Meireles.
Bem.. acho que é isso !


Dig dig boy, dig boy, joy joy ..

Esta foi a nossa primeira aula de Laboratório B !
Foi muito legal , muito divertida e nos proporcionou muitas risadas ! :D
Dividimos a turma em duas fileiras , e enquanto cantávamos o refrão : ' dig dig boy dig boy joy joy .. ' o primeira da fila criava um movimento , o segundo repetia e assim por diante .. no fim , o ultimo já estava repetindo todos os movimentos criados por toda a fila .. Foi bom para desenvolver a coordenação motora , ou pra percebermos que não temos quase nenhuma ! haha
Inclusive , essa brincadeira já foi até letra de música , da dupla sandy e jr. ( enfim .. acontece né ?)
Segue abaixo o vídeo da musica , que explica a brincadeira .. rs



" o primeiro faz um gesto pro segundo imitar , e daí por diante é que o bicho vai pegar .. "

É tudo novo de novo ..

Bem .. pra ser sincera , as postagens estão bem atrasadinhas , mas vou tentar representar a partir deste post tudo o que rolou durante o segundo período em laboratório, que agora é B !
O blog continua sendo a nossa forma de avaliação e expressão , e os professores continuam os mesmos..
Então , vamos começar .. É TUDO NOVO DE NOVO !



Bem vindos .. de volta !

domingo, 19 de junho de 2011

Considerações finais ..

Bem , o primeiro período acabou :(
e a disciplina de Laboratório A também.
Muitas coisas foram aprendidas, nos divertimos e nos emocionamos muitas vezes, nos aproximamos de muita gente.. vivemos e revivemos sonhos.
Esses quase 6 meses foram , na minha opinião , muito importantes para a nossa formação como terapeutas ocupacionais. Desenvolvemos nossa sensibilidade , o que nos auxiliará a entender as angústias de nossos pacientes ..
Desenvolvemos nossa coordenação motora, aprendemos a brincar , a dividir , a ajudar ..
Crescemos , nao só como profissionais , mas como seres humanos.
Aprendi bastante.
Aprendi com o ' desenho de uma linha só ' a ser analista , prestar atenção nos mínimos detalhes ..
Aprendi com o ' fanzine ' a aceitar a opinião dos outros e trabalhar em conjunto ..
Aprendi com as ' máscaras de gesso ' a ter paciência e confiar no próximo ..
Aprendi com o ' relógio ' a me reorganizar e entendi que tudo tem seu tempo ..
Aprendi com a atividade ' o seu olhar melhora o meu ' que a convivência com todos pode ser harmoniosa , se respeitarmos as diferenças..
Aprendi com o ' mural ' que duas cabeças pensam melhor que uma .. costuram , cortam e colam também.
Aprendi com ' pintando ritmos ' que apesar das diversas opiniões , sempre tem espaço pra todos. Que reconhecer o que o outro pensa e sente faz parte de nossa formação ..

Por fim , aprendi com a professora Patrícia e com o monitor Luiz a entender a mensagem que o outro passa , que pessoas como o Claudinho são brilhantes por natureza , que devemos lutar pelos nossos , defender nossos ideais...
Aprendi que não importa apenas a formação acadêmica que você tenha, que um terapeuta ocupacional trabalha com o ser humano , com o amor ao próximo. E isso , não tem lugar que ensine.

pintando ritmos...


A atividade consistiu em pintar murais de papel pardo de acordo com os ritmos das músicas tocadas : lento, rápido; grave; agudo ..
Cada aluno escolhia uma cor de tinta e pintava de acordo com o que tocava.
As diferenças foram fundamentais para a realização do trabalho, já que englobava a maneira de cada aluno sentir a música.
A inspiração foi o pintor Paul Jackson Pollock, participando do movimento do expressionismo abstrato. Paul respingava tinta em telas, aonde a tinta escorria formando traços na superfície da tela.


Análise da atividade:

1- título : pintando ritmos

2- materiais : papel pardo ; tintas
equipamentos : nenhum

3- análise do material :
a) peso - médio
b) dimensão - grande
c) mobilidade - portátil
d) qualidade física - textura : fina
resistência : média
cheiro : fraco
e) custo - médio
f) possibilidade de : adaptação - não
reaproveitamento - não

4- análise do equipamento :
a) peso - nenhum
b) dimensão - nenhum
c) mobilidade - nenhum
d) custo - nenhum

5- procedimento:
a) tempo de execução - aprox. 180 min. no total
b) espaço requerido: grande
c) etapas - 2 etapas
d) descrição das etapas - analisar o ritmo musical; pintar

A- físicos :
a) amplitude - grande
b) força - pouca
c) distribuição dos movimentos - bilateral
d) dominância - superior e inferior
e) postura - variável

B- psicofísicos :
a) coordenação motora - grossa
b) tátil : temperatura do material - normal
textura do material - lisa
c) olfativo - sim
d) gustativo - não
e) auditivo - sim
f) visual - figura-fundo: sim

C- psíquicos
a) atenção e concentração - muita
b) interesse - intrínseco e extrínseco
c) raciocínio - lógico
d) memória - imediata
e) imaginação - muita
f) flexibilidade - normal
g) iniciativa - muita

D- sociais
a) relacionamento - grupal




terça-feira, 14 de junho de 2011

Mural ...

Depois do ' o seu olhar melhora o meu ' , onde juntamos todas as máscaras em um emaranhado de linhas , usamos o trabalho para compor a decoração do evento ' Luta antimanicomial '.
A turma 2011.1 trabalhou unida , uns costurando , outros cortando , colando ..
No fim, tinhamos um painel com uns 15 metros .. muito legal.




Análise da atividade:

1- título : mural

2- materiais : tecido TNT ; linha e agulha ; máscaras de gesso ; linhas coloridas
equipamentos : nenhum

3- análise do material :
a) peso - médio
b) dimensão - grande
c) mobilidade - portátil
d) qualidade física - textura : fina
resistência : média
cheiro : fraco
e) custo - médio
f) possibilidade de : adaptação - não
reaproveitamento - não

4- análise do equipamento :
a) peso - nenhum
b) dimensão - nenhum
c) mobilidade - nenhum
d) custo - nenhum

5- procedimento:
a) tempo de execução - aprox. 180 min. no total
b) espaço requerido: grande
c) etapas - 2 etapas
d) descrição das etapas - costurar os TNT's; prender as máscaras no tecido

A- físicos :
a) amplitude - grande
b) força - pouca
c) distribuição dos movimentos - bilateral
d) dominância - superior e inferior
e) postura - variável

B- psicofísicos :
a) coordenação motora - grossa
b) tátil : temperatura do material - normal
textura do material - lisa
c) olfativo - não
d) gustativo - não
e) auditivo - não
f) visual - figura-fundo: sim

C- psíquicos
a) atenção e concentração - muita
b) interesse - intrínseco e extrínseco
c) raciocínio - lógico
d) memória - imediata
e) imaginação - muita
f) flexibilidade - normal
g) iniciativa - muita

D- sociais
a) relacionamento - grupal

terça-feira, 24 de maio de 2011

" O seu olhar melhora o meu "

Lembra das máscaras de gesso ? Então, nessa aula elas voltaram a ser usadas.
Confesso que não estava presente nesta aula, então vou basear minha postagem em opiniões de quem participou.
Me deu a entender que foi uma atividade de muita proximidade com os colegas de classe, onde colocaríamos para a turma os nossos sentimentos..
Baseada na música ' o seu olhar melhora o meu ' , de Arnaldo Antunes , a atividade baseou-se em amarrar linhas por entre as máscaras e entrega-las ao colega de sua escolha ao dizer a frase que nomeia a música.
O ritual foi muito bonito, pois a turma descobriu laços afetivos que talvez estivessem apagados..
No fim da atividade , formou-se uma enorme teia de linhas e máscaras , dando um efeito confuso , porém muito bonito.

" O seu olhar melhora o meu "

O seu olhar no céu
O seu olhar demora
O seu olhar no meu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu
Onde a brasa mora
E devora o breu
Como a chuva molha
O que se escondeu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu
O seu olhar agora
O seu olhar nasceu
O seu olhar me olha
O seu olhar é seu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu

Análise da atividade:

1- título : rede de máscaras

2- materiais : máscaras de gesso; linhas
equipamentos : nenhum

3- análise do material :
a) peso - leve
b) dimensão - pequeno
c) mobilidade - portátil
d) qualidade física - textura : fina
resistência : média
cheiro : fraco
e) custo - baixo
f) possibilidade de : adaptação - não
reaproveitamento - não

4- análise do equipamento :
a) peso - nenhum
b) dimensão - nenhum
c) mobilidade - nenhum
d) custo - nenhum

5- procedimento:
a) tempo de execução - aprox. 120 min. no total
b) espaço requerido: grande
c) etapas - 3 etapas
d) descrição das etapas - reconhecer o parceiro; entrgar-lhe a máscara; amarra-la

A- físicos :
a) amplitude - grande
b) força - pouca
c) distribuição dos movimentos - bilateral
d) dominância - superior e inferior
e) postura - variável

B- psicofísicos :
a) coordenação motora - fina
b) tátil : temperatura do material - normal
textura do material - lisa
c) olfativo - não
d) gustativo - não
e) auditivo - sim
f) visual - figura-fundo: sim

C- psíquicos
a) atenção e concentração - muita
b) interesse - intrínseco e extrínseco
c) raciocínio - lógico
d) memória - imediata
e) imaginação - muita
f) flexibilidade - normal
g) iniciativa - muita

D- sociais
a) relacionamento - grupal

Quanto tempo o tempo tem ?

Nessa aula de laboratório o tema foi O TEMPO , cronologia .. o NOSSO tempo !
Apesar do dia ter 24h, na maioria das vezes temos a impressão de que tanto tempo não nos é suficiente! E o início do trabalho foi a partir desse pensamento.
A proposta foi de que cada um criasse um relógio onde dividíssemos nosso tempo de acordo com as nossas atividades cotidianas. Desde a hora que acordamos, até a hora de dormir ..
Achei necessário o uso de dois relógios: um para a semana e outro para os fins de semana.
No relógio semanal , percebi que grande parte do meu dia é ocupado pela faculdade e coisas básicas do dia a dia , como alimentação , higiene, transporte.. é meu relógio mais ' cansado ', pois além de todas as atividades citadas, ainda arrumo tempo prum pouquinho de lazer e obrigações ..
O relógio do fim de semana começa as sextas-feiras. Após a aula, na maioria das vezes meu destino é Arraial do Cabo! Esse relógio é mais tranquilo, pois não tenho horários fixos e nem obrigações a seguir..
Enfim, com a elaboração da atividade, percebi primeiramente que meu tempo estava mal organizado e que com um pouco de criatividade eu poderia otimizar meu tempo! Depois, e acho que mais importante, é que todos tem obrigações a seguir , independente do estilo de vida que leve ..

Análise da atividade:

1- título : análise do nosso tempo

2- materiais : lápis , papel
equipamentos : carteira

3- análise do material :
a) peso - leve
b) dimensão - pequeno
c) mobilidade - portátil
d) qualidade física - textura : fina
resistência : média
cheiro : fraco
e) custo - baixo
f) possibilidade de : adaptação - sim
reaproveitamento - possível

4- análise do equipamento :
a) peso - médio
b) dimensão - grande
c) mobilidade - portátil
d) custo - médio

5- procedimento:
a) tempo de execução - aprox. 30 min. no total
b) espaço requerido: pequeno
c) etapas - 3 etapas
d) descrição das etapas - analisar o nosso dia a dia ; desenha-lo ; apresentar o trabalho

A- físicos :
a) amplitude - média
b) força - pouca
c) distribuição dos movimentos - bilateral
d) dominância - superior
e) postura - variável

B- psicofísicos :
a) coordenação motora - grossa
b) tátil : temperatura do material - normal
textura do material - lisa
c) olfativo - não
d) gustativo - não
e) auditivo - não
f) visual - figura-fundo: sim

C- psíquicos
a) atenção e concentração - muita
b) interesse - intrínseco e extrínseco
c) raciocínio - lógico
d) memória - imediata
e) imaginação - muita
f) flexibilidade - normal
g) iniciativa - muita

D- sociais
a) relacionamento - grupal

quarta-feira, 20 de abril de 2011

As máscaras vão cair ...

Na quarta aula de laboratório ( a terceira foi uma lição de vida: Claudinho ) fizemos máscaras de gesso. A atividade tinha como intuito o desenvolvimento de confiança e auto-controle. Em dupla, um montava com tiras de gesso, a máscara no outro. Taí a confiança. O modelo tinha que ficar praticamente imóvel, para que o resultado saísse satisfatório. Taí o auto-controle.



Eu, fazendo a máscara na Vanessa


Depois de seca, a máscara é retirada cuidadosamente do rosto do parceiro e deixada em repouso por mais tempo, para que o gesso endureça. Depois de seca , a máscara fica assim ...


Na semana seguinte da máscara pronta e completamente seca, chegou a hora de pinta-la.
Mas não se tratou de uma pintura qualquer. A intenção da máscara era representar o nosso ' eu '.
Em dois lados ( interno e externo ), a pintura tinha que representar como você acha que seus amigos te veem e na parte interna, como você se ve, se sente. Feito isso , em grupos estabelecidos pelo monitor, circulamos pela sala observando todos os trabalhos afim de eleger um que nos identificamos mais.
O resultado foi muito satisfatório e na maioria das vezes, verdadeiro.

Análise da atividade:

1- título : máscaras de gesso

2- materiais : água; vaselina; gaze gessada; algodão
equipamentos : carteira

3- análise do material :
a) peso - leve
b) dimensão - pequeno
c) mobilidade - portátil
d) qualidade física - textura : grossa
resistência : média
cheiro : médio
e) custo - médio
f) possibilidade de : adaptação - sim
reaproveitamento - possível

4- análise do equipamento :
a) peso - médio
b) dimensão - grande
c) mobilidade - portátil
d) custo - médio

5- procedimento:
a) tempo de execução - aprox. 180 min. no total
b) espaço requerido: grande
c) etapas - 5 etapas
d) descrição das etapas - cortar a gaze em tiras; passar vaselina no rosto do colega; molhar e moldar a gaze ; esperar o gesso secar; retirar a máscara

A- físicos :
a) amplitude - média
b) força - pouca
c) distribuição dos movimentos - bilateral
d) dominância - superior
e) postura - variável

B- psicofísicos :
a) coordenação motora - grossa
b) tátil : temperatura do material - gelado
textura do material - lisa
c) olfativo - não
d) gustativo - não
e) auditivo - não
f) visual - figura-fundo: sim

C- psíquicos
a) atenção e concentração - muita
b) interesse - intrínseco e extrínseco
c) raciocínio - lógico
d) memória - imediata
e) imaginação - muita
f) flexibilidade - normal
g) iniciativa - muita

D- sociais
a) relacionamento - grupal

Fanzine


O que é Fanzine ? Fãs de Magazine !

Na segunda aula, realizamos o Fanzine. Se trata de uma revista criada por fãs usando recortes de revistas. Pode-se tratar sobre qualquer tema. No nosso caso, o Fanzine informava por meio de imagens e poucas palavras o que é , para cada um, a terapia ocupacional , o que trata, como trata. De forma lúdica, através de recorte e colagem, os alunos tiveram a possibilidade de expor seu ponto de vista.


Com a realização desse trabalho podemos ter um contato maior com o grupo, desenvolvendo laços afetivos, através compartilhamento de idéias e mais. Cada grupo era responsável por uma página do Fanzine.
Após a montagem de um mural com fundo e imagens que remetiam a T.O., os grupos elegeram uma palavra que representasse o que foi feito. Logo, os grupos trocaram de palavra e assim a exposição de idéias foi geral.

Análise da atividade:

1- título : Fanzine

2- materiais : revistas; papel ;cola; tesoura; caneta preta
equipamentos : carteira

3- análise do material :
a) peso - leve
b) dimensão - pequeno
c) mobilidade - portátil
d) qualidade física - textura : fina
resistência : média
cheiro : fraco
e) custo - baixo
f) possibilidade de : adaptação - sim
reaproveitamento - possível

4- análise do equipamento :
a) peso - médio
b) dimensão - grande
c) mobilidade - portátil
d) custo - médio

5- procedimento:
a) tempo de execução - aprox. 120 min. no total
b) espaço requerido: médio
c) etapas - 5 etapas
d) descrição das etapas - recortar imagens das revistas; colar no papel montando um mural ; escolher uma palavra-chave ; trocar de palavra com os outros grupos; juntar todas as folhas a fim de montar o fanzine

A- físicos :
a) amplitude - média
b) força - pouca
c) distribuição dos movimentos - bilateral
d) dominância - superior
e) postura - variável

B- psicofísicos :
a) coordenação motora - grossa
b) tátil : temperatura do material - normal
textura do material - lisa
c) olfativo - não
d) gustativo - não
e) auditivo - não
f) visual - figura-fundo: sim

C- psíquicos
a) atenção e concentração - muita
b) interesse - intrínseco e extrínseco
c) raciocínio - lógico
d) memória - imediata
e) imaginação - muita
f) flexibilidade - normal
g) iniciativa - muita

D- sociais
a) relacionamento - conjunto







Desenho de uma linha só.




No primeiro dia de aula de Laboratório A, após as apresentações, realizamos o Desenho de uma linha só. A atividade, aplicada pela professora Patricia Dorneles e pelo monitor Luiz, consistia em realizar em dupla o desenho do parceiro. O detalhe: O lápis não poderia ser retirado do papel.
Após a realização, deveríamos nos atentar para os benefícios de tal atividade, em como a mesma influencia na terapia ocupacional.
Na análise do trabalho, percebi que o Desenho de uma linha só nos dá liberdade de pensamento e de gesto. Podemos deixar a mão fluir, enquanto os olhos tendem a estar atentos nas feições e características marcantes da pessoa que está sendo desenhada.
Engana-se quem acha que se trata de uma atividade fácil. Desenhar usando traços contínuos despende muita paciência, observação e memória visual.
O mais interessante é descobrir como seu parceiro de atividade te ver e é visto. No fim, analisar o resultado torna-se divertido.

Na imagem: O desenho do monitor Luiz, feito pela professora Patricia.

Análise da atividade:

1- título : Desenho de uma linha só

2- materiais : lápis , papel
equipamentos : carteira

3- análise do material :
a) peso - leve
b) dimensão - pequeno
c) mobilidade - portátil
d) qualidade física - textura : fina
resistência : média
cheiro : fraco
e) custo - baixo
f) possibilidade de : adaptação - sim
reaproveitamento - possível

4- análise do equipamento :
a) peso - médio
b) dimensão - grande
c) mobilidade - portátil
d) custo - médio

5- procedimento:
a) tempo de execução - aprox. 30 min. no total
b) espaço requerido: pequeno
c) etapas - 4 etapas
d) descrição das etapas - analisar o parceiro ; desenha-lo ; esperar ser desenhado ; apresentar o trabalho

A- físicos :
a) amplitude - média
b) força - pouca
c) distribuição dos movimentos - bilateral
d) dominância - superior
e) postura - variável

B- psicofísicos :
a) coordenação motora - grossa
b) tátil : temperatura do material - normal
textura do material - lisa
c) olfativo - não
d) gustativo - não
e) auditivo - não
f) visual - figura-fundo: sim

C- psíquicos
a) atenção e concentração - muita
b) interesse - intrínseco e extrínseco
c) raciocínio - lógico
d) memória - imediata
e) imaginação - muita
f) flexibilidade - normal
g) iniciativa - muita

D- sociais
a) relacionamento - grupal